quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PlayStation 4 será apresentado hoje


Sony realiza evento em que pode mostrar seu novo videogame

Hoje pode ser o dia em que a Sony revelará o PlayStation 4. O quarto console da Sony, o primeiro em sete anos (sem contar o portátil Vita), promete trazer jogos com visual muito acima dos que existem atualmente.
A expectativa deve acabar a partir das 20h (horário de Brasília), quando a Sony realizará um evento em Nova York, nos Estados Unidos, chamado "PlayStation Meeting" (encontro do PlayStation, em tradução). Não há garantia, contudo, que a empresa anuncie o PlayStation 4 nesta conferência.
O conteúdo da apresentação, segundo a companhia, é para falar "sobre o futuro do PlayStation para o próximo ano". Mas pelo que a Sony andou divulgando no site do evento, filmes que contam toda a história de uma das linhas de videogames mais popular do mundo – e por toda a expectativa criada por conta do evento –, é muito provável que a apresentação oficial aconteça.
O evento que pode mostrar o PlayStation 4 deve também revelar outras novidades da Sony. Certamente ela deve apresentar um serviço de streaming de games para jogos de PlayStation 3, PlayStation 2 e PSone. Estes jogos não ficam em discos ou armazenados no disco rígido do aparelho. O game é processado em um servidor externo e as imagens são enviadas pela internet ao jogador, que controla o game normalmente. O sinal do comando é enviado ao servidor que processa a imagem e a devolve ao gamer. Na realidade, está se jogando um vídeo do jogo.
A Sony comprou um serviço de streaming de games chamado Gaikai em maio de 2012. A empresa que tem como fundador David Perry, criador de "Earthworm Jim", jogo famoso na década de 1990, foi comprada por US$ 380 milhões.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Smartphone transparente é apresentado


Aparelho de vidro especial pode ser fabricado ainda em 2013

Com apenas alguns componentes, como a bateria, visíveis, o protótipo apresentado pela Polytron Technologies, de Taiwan, promete ser a sensação dos Smartphones.
O aparelho, ainda em fase inicial de desenvolvimento, é feito com um vidro especial chamado pela Polytron de "Polyvision Privacy Glass". Quando o smartphone está desligado, a aparência deste material é opaca mas, quando ligado, ele fica totalmente transparente e apresenta imagens em sua tela. "As moléculas de cristal líquido se alinham quando eletricidade é aplicada no dispositivo e a luz incidente atravessa com facilidade", diz comunicado da companhia.
No protótipo, a bateria, alguns fios e o cartão SIM ficam visíveis, uma vez que o aparelho é transparente.
A empresa informa que os dois lados do smartphone transparente apresenta sensibilidade ao toque. Entretanto, por estar em estágio inicial de desenvolvimento, o dispositivo ainda não tem um sistema operacional - ele roda apenas alguns programas para teste como, por exemplo, um que faz números aparecerem na tela.
Em entrevista ao site britânico "Macworld", o gerente-geral da Polytron, Sam Yu, disse que "quase todas as fabricantes de celulares querem poder trabalhar com a companhia para lançarem um celular transparente". "A tecnologia já está madura", disse.
Ainda não há previsão de lançamento de um smartphone transparente, mas a Polytron afirma que, se conseguir fechar acordos com as fabricantes, o plano é começar uma fabricação, mesmo que de poucas unidades, já no final de 2013.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Acelerador de partículas LHC fecha por dois anos


Máquina mais poderosa do mundo foi usada para descobrir nova partícula

Um anuncio feito pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), deixa os cientistas tristes, seu principal equipamento passará por uma grande manutenção técnica e ficará dois anos sem funcionar.
O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) é um acelerador de partículas que funciona num túnel subterrâneo de 27 km na fronteira da França com a Suíça. As experiências feitas no local servem para testar teorias da física de partículas.
Os trabalhos de manutenção no LHC consistirão, entre outros complexos procedimentos, em voltar a efetuar as interconexões entre os ímãs do acelerador para que, quando for ligado novamente em 2015, ele possa funcionar a uma energia de colisão de 14 TeV (teraelétrons-volt ou trilhões de elétrons-volt).
Neste nível de energia, muito acima dos 8 TeV que alcançava ultimamente, o experimento será capaz de confirmar com total certeza científica que essa nova partícula corresponde à de Higgs.
Em julho do ano passado, foi confirmada a existência de uma partícula que nunca havia sido detectado, e cujas características indicam que ela possa ser o bóson de Higgs, apelidado de "partícula de Deus". A descoberta teve grande impacto na física, pois sua existência era a melhor explicação disponível para explicar o surgimento da massa.

O que é bóson de Higgs? Clique e saberás meu filho

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Carvão gera calor sem gerar CO2


O carvão deverá superar o petróleo na matriz energética global na próxima década. Por isso existe a preocupação com a emissão gerada de CO2

Uma técnica que promete eliminar o CO2 no aquecimento do carvão pode ser uma solução espetacular.
A técnica consiste em capturar quimicamente a energia do carvão sem combustão. A tecnologia foi testada em um protótipo de reator em escala de pesquisa, que funcionou continuamente por cerca de 200 horas.
O carvão gerou o calor esperado, ao mesmo tempo em que 99% do dióxido de carbono produzido foi capturado. O CO2 é separado e pode ser reciclado ou sequestrado, enquanto a energia termal pode ser usada para produzir eletricidade ou para alimentar caldeiras industriais.
O processo foi batizado do CDCL - Coal-Direct Chemical Looping, referindo-se a um processo fechado em que o carvão é consumido quimicamente de forma direta, sem queima.
(Na imagem: O carvão é moído (frasco da esquerda) e misturado com as esferas de ferro (frasco da direita), que são cruciais para a "combustão sem queima" do processo. [Imagem: Jo McCulty/Ohio State University].
"No sentido mais simples, a combustão é uma reação química que consome oxigênio e produz calor," explica Fan. "Infelizmente, ela também produz dióxido de carbono, que é difícil de capturar e faz mal ao meio ambiente."
"Agora nós descobrimos uma forma de liberar o calor sem queima. Nós controlamos cuidadosamente a reação química de forma que o carvão nunca queima, ele é consumido quimicamente, e o dióxido de carbono fica inteiramente contido dentro do reator," esclarece o pesquisador.
Fonte: Inovação Tecnológica

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Vestido fica transparente se a mulher está excitada


Vestido que todo homem gostaria de ver na rua

Um vestido que vai mostrar para o mundo quando uma mulher está interessada em sexo. Criado pelo designer Daan Rosegarde, o vestido Intimacy 2.0 tem uma característica que é, digamos, demais: ele é capaz de ficar transparente ao detectar a excitação da usuária.
Rosegarde explica em seu site que sensores instalados na peça captam os batimentos cardíacos da modelo e, dependendo da frequência, enviam sinais eletrônicos para deixar partes específicas do tecido transparente. “Os vestidos são compostos por laminas eletrônicas que reagem aos encontros tórridos com outras pessoas”, afirma o designer.